CONSAGRAÇÃO DE IMAGENS

प्राण प्रतिष्ठा प्रकरण - PRÁNA PRATISHTHÁ PRAKARANA

 

Em todos os locais sagrados as imagens dos deuses estão presentes. O propósito delas é servir para estabelecer a comunicação entre o microcosmo (o homem) e o macrocosmo (o Divino). Como as energias dos cinco elementos, a energia cósmica também está espalhada por todo o universo. Para concentrar e estabelecer essa energia num recipiente ou num meio físico há métodos específicos, os sábios desenvolveram esses métodos e os colocaram na forma de mantras.

Sabemos que Deus não tem forma, mas para facilitar a concentração e a meditação, formamos uma imagem dele. Ao louvarmos uma imagem, veneramos a energia divina que ela representa.

Nos templos, antes de se começar a venerar uma imagem, é realizada a consagração dela com uma cerimônia religiosa que se chama Prána Pratishthá. A imagem é simplesmente um pedaço de madeira, de pedra, de mármore ou de metal e só depois do Prána Pratishthá  adquirirá as qualidades para servir ao seu propósito. Através da consagração são instituídos na imagem os poderes da referida divindade. 

A duração dessa cerimônia védica hindu é de aproximadamente 1 hora, realizada em sânscrito pela sacerdotisa brâmane Meeta Ravindra, com tradução em português.

Contato: (14) 3234-4307 / (11) 98224-1008 

 

 

Não há produtos para este departamento.