COMEMORAÇÕES VÉDICAS HINDUS

 

 

Segundo a mitologia hindu, Gudi Padwa marca o dia em que o Senhor Brahma iniciou o processo de criação do universo. Também é dito que o Senhor Rama matou o demônio Ravana e retornou para Ayodhya vitorioso neste dia .

Gudi Padwa marca o início do Ano Novo hindu, dependendo do calendário hindu é comemorado em fevereiro ou março no estado de Maharashtra (ìndia).


 

 

O Mahashivaratri ou a "A Noite de Shiva", é celebrado com devoção e fervor religioso, em honra do Deus Shiva, um dos deuses da trindade hindu. Esse auspicioso festival acontece na 13ª. ou na 14ª. noite de lua nova durante Krishna Paksha (quinzena escura, sem luar) do mês hindu  Phalgun, correspondendo ao mês de fevereiro ou março do nosso calendário. Shivaratri Festival é celebrado numa noite sem luar (escura). Os devotos ao comemorar o Mahashivaratri, passam toda a noite e todo o dia realizando rituais de culto ao Shivaliga para aquietar o Deus Shiva.

Lendas do Mahashivaratri

Existem várias lendas interessantes relacionadas ao Mahashivaratri. Segundo uma das mais populares, o Shivaratri marca o dia do casamento do Deus Shiva e com Parvati e, nessa noite auspiciosa, Shiva realizava o “Tandava”, a dança da  criação, da preservação e da destruição. Outra lenda popular, descrita no Linga Purana, afirma que no  Shivaratri o Deus Shiva manifesta-se na forma de Linga. Por isso, esse dia é considerado um dia extremamente auspicioso e, os devotos de Shiva gostam de festejá-lo no Mahashivaratri - a grande noite de Shiva.

Tradições  do Shivaratri

Várias tradições e costumes relacionados com o Mahashivaratri são seguidos pelos devotos do Senhor Shiva. Os devotos nesse dia, fazem uma dieta de frutas e leite e alguns não consomem sequer uma gota de água, estão firmemente convencidos de que um culto sincero ao Deus Shiva no auspicioso dia de Shivaratri, isenta a pessoa dos pecados e liberta-a do ciclo de nascimento e morte. O Shivaratri é considerado particularmente auspicioso para as mulheres: enquanto as mulheres casadas rezam para o bem-estar de seus maridos, as mulheres solteiras rezam por um marido como o Deus Shiva, considerado como o marido ideal. As mulheres oram a deusa Parvati, também chamada de “Gauri”, a doadora de suhag, vida longa para os maridos. 

Para o Festival do Mahashivratri, os devotos despertam cedo e tomam banho, de preferência no rio Ganges, oferecem orações ao Deus Sol, Vishnu e Shiva como parte do ritual de purificação. Vestindo roupas limpas, vão visitar o templo de Shiva e lá, banham o Shivalinga com leite, mel,  água, etc. No Shivaratri, a adoração ao Deus Shiva acontece durante a noite toda e todo o dia. Os devotos passam a noite em claro, em vigília nos templos, cantando mantras e canções devocionais em louvor do Deus Shiva e só se alimentam na manhã seguinte, quando recebem a “prasad” que é oferecida à divindade.

 


 

 

Raksha Bandhan é um festival hindu, chamado simplesmente de Rakhi, que celebra o amor, o dever entre irmãos e irmãs. O festival é comemorado na lua cheia do mês de agosto, celebrando o amor, o respeito e a proteção numa relação de parentesco entre homens e mulheres. Literalmente Raksha significa proteção e Bandhan significa vincular ou amarrar

Nesse dia, a irmã amarra um cordão avermelhado com algum desenho auspicioso, no punho do irmão e faz o puja da veneração a ele, desejando-lhe felicidade e longa vida. O irmão promete cuidar e proteger a irmã  quando for necessário. Neste dia, doces e um bom almoço é oferecido ao irmão que honra a irmã com  presentes ou com dinheiro em espécie.  

 

 


 

 

    

                                                                   17 DE AGOSTO DE 2014

O dia sagrado de Janmashtami celebra os belos momentos de Shri Krishna retratado como uma criança. Sri Krishna é reverenciado como representação da alegria e da simplicidade, do espírito alegre em todos nós, que devemos invocar, mesmo quando enfrentamos situações difíceis na vida.

Para comemorar Krishna Janmashtami os devotos ficam em jejum até a meia-noite, momento auspicioso do nascimento do Deus Krishna bebê. Em seguida, banham o bebê Krishna, adornando-o com roupas novas e jóias, embalando-o em um berço. Para celebrar, um puja ritualístico e todo um repertório de canções devocionais e apresentações de dança. Janmashtami Prasad é oferecida ao Krishna bebê e os devotos quebram o jejum depois de participar dessa celebração.

 

        

Não há produtos para este departamento.